Pedagogia Social Comunitária

https://www.smashwords.com/books/view/1000764

A Pedagogia Social Comunitária é um ramo, uma epistemologia em desenvolvimento. O trabalho do pedagogo social comunitário, o processo de mediação, de integração com a realidade específica da comunidade. Processos de diagnóstico social, da vida comunitária em suas especificidades, desenvolvimento de um plano social comunitário, criação de grupos de trabalho, realização de projetos que podem se tornar programas próprios da comunidade. Não se trata de uma retórica de aprender junto, mas de aprofundamento, de conhecer, e de fato aprender com e através da comunidade para a construção de intervenção pedagógica social comunitária.
Os primeiros passos, as relações da vida comunitária com as políticas a partir de uma visão abrangente cultural social para o emponderamento, bem-estar y felicidade da comunidade. A profissão do pedagogo social comunitário, as possibilidades de trabalho em organizações empreendedoras, de responsabilidade social, em gestão de pessoas, no desenvolvimento de projeto empresarial em espaços sociais comunitários, na avaliacão, consultoria de processos pedagógicos que tenham como fulcro a comunidade, em centros culturais particulares, instituídos pela organização pública, em órgãos de assistência, de apoio à saúde, nos equipamentos educativos, em universidades que desejam receber as comunidades através de projetos extensivos com um formato de centro cultural social comunitário, em associações, clubes de serviços, e na própria comunidade que em específico solicita o apoio de pedagogos sociais comunitários. 
A aplicação de projetos, o foco de atenção com o desenvolvimento de um trabalho conjunto que, no entanto, promove a autoria, a valorização da cultura na e para a comunidade. Pedagogia Social Comunitária tem como episteme teorias e práticas histórico social de onde emanam processos integrados às políticas públicas sociais que possibilitam as ações profissionais no meio social comunitário em suas especificidades.

Deixe uma resposta